O outubro Rosa foi criado no início de 1990 pela fundação norte americana Susan G. Komen for the Cure e tem como objetivo conscientizar e informar sobre o câncer de mama, para que resulte na redução de mortalidade dessa doença. No Brasil essa campanha chegou em 2 de outubro de 2002 quando simpatizantes desse movimento iluminaram na cor rosa o Obelisco do Ibirapuera-SP, desde então monumentos famosos pelo mundo mudam e cor e se mobilizam por essa causa.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Portanto recomenda-se que a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas (rastreamento), seja feita na faixa etária entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos.
A campanha, que tem como objetivo informar a população, é muito importante para que cada vez mais os exames sejam feitos regularmente, pois quanto mais rápido o diagnóstico do câncer, maior a eficácia do tratamento. Para colaborar é simples, divulgue a campanha, a sua ajuda é fundamental.
Prevenir é a melhor forma de se cuidar!
Fontes: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama